Fundo Amazônia anunciará nova chamada de projetos em Brasília

08/08/2017
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentará nesta quinta-feira, 9, em Brasília, os resultados do Fundo Amazônia em 2016 e anunciará uma nova chamada pública de projetos para conservação e uso sustentável da Amazônia Legal, com coletiva de imprensa marcada para as 10h.
A abertura do encontro “Fundo Amazônia: resultados, desafios e perspectivas” ficará a cargo da diretora do BNDES Marilene Ramos, responsável pela Área de Gestão Pública e Socioambiental, e do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, com a participação da embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig, e do embaixador da Alemanha, Georg Witschel.
No evento, serão apresentados 9 dos 89 projetos apoiados pelo Fundo Amazônia, sendo quatro voltados ao Monitoramento e Controle Ambiental (setor público) e cinco à Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Terceiro Setor). A seguir, um resumo dos projetos:

Projetos com o Setor Público (Monitoramento e controle ambiental)
1.        Monitoramento Ambiental por Satélites, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): Permite ampliar e aprimorar o monitoramento ambiental por satélites realizado pelo INPE no bioma Amazônia.
2.        Bombeiros Florestais, com o Estado do Mato Grosso: Monitoramento, prevenção e combate ao desmatamento decorrente de incêndios florestais e queimadas não autorizadas no estado de Mato Grosso.
3.        Inventário Florestal Nacional, com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB): Produção de informações sobre os recursos florestais, estoque de carbono e uso do território pelas populações da  Amazônia.
4.        Programa Municípios Verdes, com o Estado do Pará: Cadastramento de imóveis rurais para o fortalecimento da gestão ambiental municipal, contribuindo para o combate ao desmatamento e à degradação florestal no estado do Pará.

Projetos com o Terceiro Setor (Conservação e desenvolvimento sustentável)
1.        Sementes do Portal, com o Instituto Ouro Verde (IOV): Recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da agricultura familiar na região do Portal da Amazônia, no estado de Mato Grosso.
2.        Bolsa Floresta, com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS): Ações em unidades de conservação estaduais no Amazonas, por meio de: apoio ao desenvolvimento de pequenos empreendimentos e arranjos produtivos florestais sustentáveis; capacitação de lideranças e outras iniciativas.
3.        Sociobiodiversidade Produtiva do Xingu, com o Instituto Socioambiental (ISA): Estruturação e o fortalecimento das cadeias de valor da sociobiodiversidade na Bacia do Xingu, abrangendo sementes e mudas florestais, borracha, castanha, pequi e frutas junto às populações indígenas, extrativistas e agricultores familiares.
4.        Sentinelas da Floresta, com a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam): Fortalecer a cadeia da castanha-do-brasil, desde a coleta até o beneficiamento e comercialização, aumentando a renda das comunidades extrativistas que vivem de produtos florestais na região. O projeto abrange 4 etnias indígenas (Apiaká, Caiaby, Munduruku e Cinta Larga).
5.        Calha Norte Sustentável/Florestas de Valor, com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora): Fortalecer o extrativismo e a agricultura familiar, por meio da implantação de unidades de beneficiamento de alimentos, de viveiro de mudas para Sistemas Agroflorestais (SAFs) e de marcenaria comunitária, em comunidades quilombolas e assentamentos. Desenvolvimento e implantação de sistema inovador de garantia de origem de produtos amazônicos.



SERVIÇO
Encontro “Fundo Amazônia: resultados, desafios e perspectivas”
Data: quarta-feira, 9 de agosto de 2017
Horário: 9h às 12h30
Programação
9h – Café de boas vindas
9h15 – Mesa de abertura
9h45 – Apresentação do relatório de atividades e resultados do Fundo Amazônia
10h – Painel de projetos do setor público – Monitoramento e Controle Ambiental
10h40 – Debates
11h – Painel de projetos do Terceiro Setor: Conservação e desenvolvimento    sustentável
11h50 – Debate
12h10 – Anúncio da chamada pública
12h30 – Encerramento
O evento é aberto ao público, sujeito à lotação do auditório.

COLETIVA DE IMPRENSA
Com a diretora de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Marilene Ramos
Data: quarta-feira, 9 de agosto de 2017
Horário: 10h
Local: Auditório do Centro Empresarial Parque Cidade Corporate, Setor Comercial Sul – SCS, Quadra 09, Torre A – Brasília.

SOLICITAMOS AOS JORNALISTAS CONFIRMAREM SUA PRESENÇA NA COLETIVA ENVIANDO EMAIL PARA IMPRENSA@BNDES.GOV.BR.

Para informações sobre Fundo Amazônia e inscrição de projetos, acesse:  www.fundoamazonia.gov.br