Governança

WebTV
22/01/2016

A Amazônia Legal é constantemente monitorada por satélites e suas imagens são utilizadas por três sistemas. O DETER – Detecção de Desmatamento em Tempo Real e o Prodes são operados pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O SAD – Sistema de Alertas de Desmatamento é operado pelo Imazon e conta, desde 2012, com a versão SAD EE, desenvolvida em colaboração com o Google e realizada na plataforma Google Earth Engine (EE), com imagens de reflectância do sensor MODIS para gerar os alertas de desmatamento e degradação florestal.

WebTV
20/07/2015
Marcio Astrini, do Greenpeace, aborda questões relativas a implementação de áreas protegidas, regularização fundiária e incentivo a uma economia florestal mais saudável. E Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental, fala sobre a transição para uma economia florestal e expectativas relacionadas ao Fundo Amazônia.
WebTV
15/07/2015
Especialistas abordam pontos essenciais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia - como políticas públicas de fomento, ordenamento fundiário, investimento em ciência e tecnologia - e algumas dificuldades - como desmobilização, retrocessos desenvolvimentistas e perda de oportunidades por causa do desmatamento na região.