Governança

Pauta
27/03/2017

Um dia depois da coordenação do Observatório do Clima (OC) emitir nota de apoio ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) por demonstrarem “enorme coragem” em deflagrar a operação Carne Fria, que autuou 14 frigoríficos no Pará, Bahia e Tocantins que compraram 58.000 cabeças de gado produzidas em 26 fazendas com áreas embargadas pelo Ibama por desmatamento ilegal na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, se desculpou com pecuaristas do Sul do Pará pela operação.

Pauta
09/05/2016
O Ministério do Meio Ambiente lançou o sistema DETER-B para aprimorar o monitoramento da região amazônica e detectar desmatamentos menores em tempo quase real. Atualmente, o DETER usa imagens do sensor Modis do satélite Terra, que tem a resolução de 250 metros e somente detecta desflorestamentos a partir de 25 hectares. Essa limitação provocou uma mudança no perfil do desmatamento ilegal, que passou a ser mais disperso e com áreas menores.
Pauta
15/03/2016
O Supremo Tribunal Federal convocou para o dia 18 de abril uma audiência pública para discutir questões relativas ao Código Florestal. A convocação foi realizada pelo ministro Luiz Fux, relator de ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) que contestam pontos relativos à lei.