Governança

Pauta
23/05/2017

O governo federal prepara um pacote para beneficiar o setor de mineração e aumentar em 50% a participação mineral no PIB brasileiro. O pacote, que ainda circula de forma reservada, foi batizado de Programa para a Revitalização da Indústria Mineral Brasileira e contará com instrumentos legais como medidas provisórias, decretos e projetos de lei. O problema é que o governo pretende ajudar o setor de mineração sem garantir segurança para o meio ambiente. O alerta consta em relatório divulgado nesta terça-feira pela WWF.

Pauta
17/05/2017

WWF divulga dossiê sobre redução de UCs para exploração de madeira e mineração

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (16) a Medida Provisória 756 que altera os limites da Floresta Nacional do Jamanxim (Flona), no município de Novo Progresso no Pará, transformando parte da unidade de conservação em Área de Proteção Ambiental (APA). Apesar de ser uma unidade de conservação, a APA tem critérios mais flexíveis. Na prática, a MP libera para exploração na Amazônia uma área que equivale a três vezes a cidade de São Paulo.

Pauta
27/03/2017

Um dia depois da coordenação do Observatório do Clima (OC) emitir nota de apoio ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) por demonstrarem “enorme coragem” em deflagrar a operação Carne Fria, que autuou 14 frigoríficos no Pará, Bahia e Tocantins que compraram 58.000 cabeças de gado produzidas em 26 fazendas com áreas embargadas pelo Ibama por desmatamento ilegal na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, se desculpou com pecuaristas do Sul do Pará pela operação.