Governança

Pauta
09/05/2016
O Ministério do Meio Ambiente lançou o sistema DETER-B para aprimorar o monitoramento da região amazônica e detectar desmatamentos menores em tempo quase real. Atualmente, o DETER usa imagens do sensor Modis do satélite Terra, que tem a resolução de 250 metros e somente detecta desflorestamentos a partir de 25 hectares. Essa limitação provocou uma mudança no perfil do desmatamento ilegal, que passou a ser mais disperso e com áreas menores.
Publicação
13/04/2016
Relatório do Greenpeace aponta impactos ambientais e sociais de grandes hidrelétricas na Amazônia e apresenta cenários de geração de eletricidade utilizando fontes renováveis mais limpas e menos prejudiciais, como a combinação de eólica, solar e biomassa.
Publicação
07/04/2016
REDD+ é um instrumento econômico desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), da qual o Brasil é Parte. Sua função é prover incentivos financeiros a países em desenvolvimento por seus resultados no combate ao desmatamento e à degradação florestal e na promoção do aumento de cobertura florestal.