Artigos

Governança
01/09/2017
Marina Silva

Marcha à ré. Foi assim que em 2012 mais de mil pessoas foram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra os retrocessos ambientais do governo Dilma-Temer durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A ousadia da crítica não poderia ser mais direta. Com humor, os retrocessos foram espelhados no deslocamento dos passos da multidão para trás.

Agronegócio
16/08/2017
Ana Cristina Barros

*Publicado originalmente no O Estado de S.Paulo em 16.08.2017

Nos primeiros meses de 2017 o Brasil se chocou, mais uma vez, com o calamitoso estado de suas estradas e com o reflexo disso na competitividade econômica do País. A lama e as enormes filas de carros e caminhões atolados em algumas das rodovias federais mais importantes para o escoamento de produtos agrícolas viraram tema de reportagens em horário nobre na TV.

Desmatamento
15/08/2017
Carlos Nobre

Como zerar o desmatamento na Amazônia?  Quando as florestas são desmatadas para pecuária, agricultura e exploração madeireira, os impactos negativos são percebidos em múltiplas dimensões, ambiental, econômica e social. Mas reduzir o desmatamento não é suficiente, se não acompanhado de estratégias de desenvolvimento sustentável para aumentar o bem-estar e qualidade de vida dos Amazônidas.