Plano de ação contra o desmatamento na Amazônia é debatido em Santarém

12/04/2017

Uma oficina sobre o Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), em Santarém, no oeste do Pará. A iniciativa faz parte do Programa Municípios Verdes (PMV) e contou com a participação de instituições governamentais e não-governamentais.

Organizações, governos e instituições estiveram presentes da reunião (Foto: Prefeitura de Santarém, Divulgação)

O objetivo do Plano é estabelecer um conjunto de ações governamentais para fazer frente à perda de florestas do bioma Amazônico. Mais do que controlar o desmatamento, o PPCAD entende que somente a consolidação de alternativas econômicas sustentáveis é capaz de manter a queda nas taxas de desmatamento e impulsionar um novo modelo produtivo.

De acordo com os dados do Ibama, a Amazônia é o maior bioma do Brasil, num território de 4,196.943 milhões de km² crescem 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas das 100 mil da América do Sul. A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d'água a cada segundo.

G1 - Globo | BR | Santarém e região

Leia a notícia completa aqui.

Veja o clipping completo