“O pior governo para a Amazônia, desde a ditadura”

01/09/2017

A extinção da Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados) por parte do governo Temer causou polêmica e revolta entre ambientalistas brasileiros e internacionais. A área é de 46.450 km² –tamanho equivalente ao do Espírito Santo–, na divisa entre Pará e Amapá. São sete unidades de conservação e duas terras indígenas. A região possui reservas minerais de ouro, ferro e cobre.

Para falar a respeito, procuramos Randolfe Rodrigues, 43 anos, o senador eleito mais jovem da República. Randolfe conhece o Amapá como poucos ou talvez ninguém, na Casa. Passou pelo PSOL, e agora está na Rede.

Poderia explicar para um leigo, o que está acontecendo exatamente?

Antes de mais nada, é preciso pensar qual a consequência primeira e imediata deste ato. A Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados) era uma espécie de anteparo, de blindagem de proteção, para que as unidades de conservação desta área não fossem devastadas. Essa região, que eu conheço muito bem, ela é quase integralmente composta de unidades de conservação.

É verdade que há alguns poucos garimpos ilegais, mas estes devem ser combatidos com fiscalização, porque a região toda é de floresta virgem.

Como se dá a fiscalização nesses lugares?

O parque nacional das montanhas do Tumucumaque, que é o maior parque florestal do planeta, sabe quantos funcionários do ICMBio, ligados ao ministério, tem lá? 3. E o parque é maior que a Holanda. Para você ter uma ideia, 2/3 deste parque estão no Brasil e 1/3, na Guiana Francesa. Na Guiana, são 70 ou 80 funcionários.

Temer disse que uma boa parte da Renca já está contaminada por estes garimpos ilegais…

Esta é uma declaração absurda, prova que o máximo que ele deve conhecer de floresta é a via aérea entre São Paulo e Brasília. A área da Renca é constituída 95% por unidades de conservação. Quase 2/3 são florestas nativas, o que existe são garimpos isolados.

O Estado de S.Paulo | BR | Blogs Inconsciente Coletivo

Leia a entrevista completa aqui.

 

Veja o clipping completo