O Brasil é o país com a segunda maior extensão florestal do mundo

17/07/2017

O dia 17 de julho é mais uma das datas que nos fazem refletir sobre os cuidados que devemos ter com a natureza. Não é para menos. Este foi o dia escolhido a proteção das florestas do nosso País.

A data também é simbolizada por um dos ícones do folclore brasileiro, o curupira, menino dos pés virados ao contrário e cabelos avermelhados que tinha como sina proteger as matas, enganar os caçadores e salvar os animais.

Dos contos à realidade, todos nós podemos e devemos ser protetores das florestas. Esta responsabilidade não deve ser apenas de pesquisadores, ambientalistas, biólogos e estudiosos. Afinal, a importância e os bens que as matas promovem atingem toda a população.

O Brasil possui cerca de 58% do seu território coberto por florestas, o equivalente a 493,5 milhões de hectares. Não à toa, é considerado o país com a segunda maior extensão de floresta do mundo, perdendo apenas para a Rússia. Enquanto o território russo é coberto por florestas confíneras, ou ainda boreal, o Brasil tem em suas extensões florestas tropicais e subtropicais de diferentes tipo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define que no Brasil existam ao menos treze tipos de florestas. Entre as tipologias encontram-se a floresta ombrófila densa, mista, aberta e também florestas estacionais semidecidual, e decidual.

G1 - Globo | BR | Especiais

Leia a notícia completa aqui.

Veja o clipping completo