Inpe vai ensinar por vídeo como monitorar a Amazônia através de satélite

31/07/2015

Desde 1988, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) monitora através de imagens de satélite o desmatamento na Floresta Amazônica. E a partir de 15 de agosto, em parceria com o banco de desenvolvimento da América Latina (CAF), disponibilizará um curso em vídeo para ensinar como realiza esse trabalho. O projeto se chama Capacitree - Capacitação e Monitoramento de Florestas por Satélite.

O curso compreende 24 videoaulas disponiveis em português, inglês, espanhol e francês. Os 4 primeiros vídeos trazem noções básicas de sensoriamento remoto, geoprocessamento e processamento digital de imagens, enquanto os outros 20 se concentram em explicar o sistema Terra Amazon, que compreende os dois programas mais conhecidos do INPE. O primeiro é o PRODES, que monitora com precisão a área de desmatamento anual da Amazônia. O outro é o DETER, responsável pelos alertas diários de desmatamento.

As videoaulas estarão disponíveis em um endereço do INPE. Os 20 vídeos sobre o TerraAmazon também poderão ser acessados no canal YouTube INPE-CRA.

Portal Amazônia | AM | Ciência e Tecnologia

Leia a notícia completa aqui.

Veja o clipping completo