Amazônia na Mídia
  • 24/03/2017
    Observatório do Clima

    Ma-to-pi-ba. Parece nome de fruta do cerrado, como gabiroba, bocaiúva e araticum. Mas trata-se da maior fronteira agrícola do país e a porção do cerrado mais ameaçada pelo desmatamento.

  • 24/03/2017
    Valor Econômico

    Como algumas vezes acontece, em casos assim, o novo ministro da Justiça inaugurou-se dizendo o que a prudência não recomendava e a política não propunha numa função como a sua. Fez, sobre os índios, afirmações de autoridade que não cabiam e que indicam deplorável sobreposição do senso comum ao bom senso que se espera de quem exerce funções de poder.

  • 24/03/2017
    Portal Amazônia

    A regularização fundiária na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, nos municípios de São Felix do Xingu e Altamira, no sul do Pará, voltou a ser discutida, nesta quarta-feira (22), na sede do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

  • 24/03/2017
    O Eco
    A pavimentação completa da BR-319, entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), pode resultar na emissão de 2,164 bilhões de toneladas de CO2,  segundo um estudo preparado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Esta é a previsão mais pessimista dos três cenários avaliados, que consideraram os efeitos do desmatamento atingir 20%, 50% e 80% da área de influência da rodovia.
  • 24/03/2017
    EBC

    Mais de 4 milhões de aves e cerca de 140 mil macacos foram mortos ou tiveram que se deslocar por causa do desmatamento em unidades de conservação na Amazônia. Os dados são da organização Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

  • 24/03/2017
    G1

    Uma operação batizada de "Carne Fria" do Ibama interditou na quinta-feira (23), frigoríficos de toda a região oeste do Pará que compram gado de áreas embargadas por desmatamento ilegal. O objetivo da ação é notificar empresas suspeitas de comprar gado de áreas desmatadas. A prática é ilegal e prevê multa de R$ 500 por cabeça de gado. As áreas desmatadas são monitoradas, via satélite.

  • 24/03/2017
    G1

    A Justiça Federal do Estado do Pará (MPF/PA) suspendeu a certificação socioambiental concedida a duas madeireiras que atuam em Santarém, no oeste do Pará.

  • 24/03/2017
    Folha de S. Paulo

    Em entrevista à Folha publicada no último dia 10, o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, declarou que terra não enche a barriga de ninguém. Egresso da bancada ruralista, citado pela Polícia Federal na Operação Carne Fraca, ele apenas reproduziu o pensamento de quem tem o olho na barriga e enxerga a terra apenas como commodity.

  • 24/03/2017
    Valor Econômico

    O Acordo de Paris, firmado em 2015 por 196 países, é hoje o principal instrumento de cooperação internacional focado na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e na adaptação às mudanças climáticas globais.

  • 24/03/2017
    Correio Braziliense

    Dez serrarias clandestinas foram interditadas ontem, durante operação da Polícia Federal de combate à extração, transporte e comercialização de madeira ilegal, na região sudoeste do Maranhão. Os estabelecimentos são acusados de receptar madeira extraída ilegalmente das reservas indígenas Caru e Arariboia, além da reserva biológica do Gurupi.