Amazônia na Mídia
  • 20/04/2017
    Folha Online

    Má execução e falhas nas obras para fomentar a criação de peixes dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri (AC), inviabilizaram 90% dos 54 açudes cavados entre 2014 e 2015 pelo governo do Acre, com verba de um banco alemão.

  • 20/04/2017
    UOL

    Um consórcio internacional de oito organizações da bacia amazônica acaba de disponibilizar a mais completa base de dados sobre unidades de conservação e terras indígenas de toda região. As informações estão acessíveis em formato aberto no portal Amazonia Socioambiental e podem ser descarregadas gratuitamente.

  • 20/04/2017
    Diário da Amazônia (AM)

    A presença constante de índios no centro comercial de Porto Velho pedindo esmola revela a falta de compromisso dos gestores públicos com os povos indígenas no Brasil.

  • 20/04/2017
    Folha de Boa Vista (RR)

    Os moradores da comunidade do Anzol procuraram a Folha para relatar que indígenas nunca viveram na região. Eles afirmam que mais de três mil famílias - que moram ali há mais de cem anos, que têm títulos e documentos da área -- poderão ser prejudicadas se a demarcação da Terra Indígena for concretizada.

  • 19/04/2017
    EBC

    O ano de 2016 bateu recorde em diversas formas de violência no campo, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT). O relatório “Conflitos no Campo Brasil 2016”, lançado nessa segunda-feira (17), aponta o aumento de 22% em casos de assassinatos, que passou de 50, em 2015, para 61, no ano passado. O número equivale a uma média de cinco assassinatos por mês.

  • 19/04/2017
    UOL

    A demarcação de terras indígenas no Brasil está praticamente parada e, segundo movimentos sociais e pesquisadores, enfrenta um momento de grande dificuldade e instabilidade.

  • 19/04/2017
    O Estado de S. Paulo

    Vocês se lembram do filme "Expresso do Amanhã"? Nesse delirante thriller de ficção científica do diretor coreano Bong Joon-ho, uma tentativa de reverter o aquecimento global acaba tendo um resultado terrível. O planeta congela. Apenas os passageiros de um trem que nunca para de viajar em torno da Terra conseguem sobreviver. Os da primeira classe comem sushi e bebem vinho em abundância.

  • 19/04/2017
    Folha de Boa Vista (RR)

    Uma Carta assinada pelos indígenas durante a 46ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada no mês passado no Lago do Caracaranã, demonstra que duas novas demarcações de terras indígenas, além da já reconhecida Anzol, e a ampliação de quatro novas áreas já existentes ainda podem ocorrer.

  • 18/04/2017
    A Gazeta Online (AP)

    Durante reunião ocorrida nesta segunda-feira,10, no Complexo Cidadão da Zona Norte, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Macapá voltou a debater com os órgãos ambientais Federal, Estadual e Municipal a necessidade de combater mais efetivamente a comercialização de madeira adquirida sem o documento de autorização de corte e transporte de produtos madeireiros da flora amazônica.

  • 18/04/2017
    O Globo - Online

    "Sou formado em Administração e Comércio Exterior. Aos 39 anos, juntei-me a uma associação de combate ao desmatamento na Amazônia que, para alcançar o objetivo, usava o empreendedorismo. Hoje, sou diretor executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia."

    Conte algo que não sei.